- Evolução na vida a partir das insatisfações
- Posts
- O que ninguém te contou sobre paternidade
O que ninguém te contou sobre paternidade
#009 - Como olhar o negativo me ajudou a ser um bom pai

Me lembro de na época de namorados eu e Julia termos discussões e ela falava “e quanto tivermos filhos”? etc etc. Esses assuntos de casamento, filhos, simplesmente não existiam na minha cabeça.
Eu nunca havia sonhado em ser pai, e hoje não me vejo de outra forma.
Eu nunca nem havia pensado seriamente no assunto. Talvez pela idade, talvez por ser algo cultural mais de a mulher pensar isso…
Para alguém que não vive essa realidade ou próxima a ela acho que a imagem construída é do cinema ou novelas, aquele momento mágico onde se vive o maior amor do mundo.
Não é que seja mentira, mas para mim não foi totalmente assim.
A paternidade é maravilhosa e desafiadora ao mesmo tempo.
Se você, como eu, nunca pensou direito no assunto, ou está em um relacionamento há algum tempo, talvez se beneficie e encurte caminhos esse texto.
Ao final, espero que tenha um pouco mais de consciência do desafio em frente e saiba que é normal ter sentimentos negativos no meio das maravilhas da paternidade. Saber lidar com isso foi o que me tornou hoje um pai muito presente e apaixonado por essa vida.
Mudança estrutural

Existem dois tipos de mudanças: (1) normativas e (2) estruturais. As normativas são mudanças nos métodos, formas de fazer, mudanças que não afetam diretamente nossa identidade, muda o “como” fazemos as coisas. Já as estruturais mexem com a identidade, hierarquias existentes, mudanças profundas que causam resistência e insatisfação.
Ter filhos com certeza foi uma mudança estrutural, mexe com a identidade e as bases nas quais sua vida está situada.
Paradoxo da positividade

Vivemos em uma sociedade que supervaloriza o que é positivo e simplesmente ignora o que é negativo. O autor do livro “A sociedade do cansaço” fala sobre isso, como, impulsionado pelos meios digitais, estamos nos tornando uma sociedade carente de “negatividades”.
O excesso de positividade está nos esgotando. Abre-se a mídia social e só se vê posts maravilhosos, histórias de sucesso…
"O desejo de ter mais experiências positivas é, em si, uma experiência negativa. E, paradoxalmente, a aceitação da experiência negativa é, em si, uma experiência positiva."
Com a paternidade uma nova identidade se apresenta. Eu tentei por um tempo sustentar a identidade antiga. Ver filme até tarde, mas acordava esgotado depois de uma noite péssima, e a criança não está nem ai se você acordou bem ou mal. Futebol à noite toda segunda, deixava a rotina bagunçada. Tentativas de ter um jantar a dois, sempre interrompidas ou sem energia. O campeonato de videogame (vergonha em assumir isso rs) não conseguia. Netflix nunca mais. Dormir tarde a acordar a hora que quiser, acabou.
Algo me incomodava e eu não enxergava. Acho que rolou uma “depressão pós parto”, nem sei se existe para homens. O fato de assumir o sentimento negativo vindo de algo tão amado e indefeso gerava culpa. Mas dentro de mim sabia que todo incômodo é um sinal para mudança, e ela só pode vir de dentro, mesmo que estimulada por fora.
Me lembro como se fosse hoje, após muitos incômodos e dias difíceis no início eu virar para a Julia e falar:
— “então agora é assim, né”?
Ela simplesmente falou:
— “é”
A partir daí, de aceitar isso, tudo mudou para mim. Aceitei que a vida havia mudado, que parte de uma identidade havia morrido em mim, e busquei parar de reclamar e começar e fazer diferente.
8 Mitos e verdades vividas

Imagem real após a segunda noite do Theo ter nascido 😄😄
Trocar fraldas é o menor dos problemas
Não sei por que na minha cabeça antes de ser pai era tudo uma questão de fraldas. Mas se for para você, já vai assimilando que trocar fraldas é moleza.
Filho NÃO segura casamento
Essa confesso que não sei de onde saiu, não faz o menor sentido. Desde a barriga já começam desafios para o casal e é importante muita conversa para se unir cada vez mais, senão o caminho do afastamento e brigas me parece certo. Gosto da frase do Teatro Mágico que "os opostos se distraem e os dispostos se atraem". Precisa todos os dias se manter disposto um com o outro e com isso a coisa melhora.
A relação com os pais e sogros muda
A chegada de um filho muda a constelação familiar, reposiciona tudo. Nossos pais acostumados a cuidar de nós intuitivamente querem cuidar dos netos. Nós como pais tomamos algumas decisões e vai haver conflitos nessas visões. A verdade é que muda para o bem também, lembro que o amor pelos meus pais aumentou. Perceber que eles passaram comigo tudo que passei agora é algo incondicional. O amor aumenta. E lembro do meu pai falar que "ser avô é melhor que ser pai", para eles também é uma dádiva.
A rede de apoio é fundamental
Temos a sorte de ter os avós por perto, mas para muitos esse é um desafio. Filho doente na escola, não ter com quem ficar, essa “economia do cuidado” é algo muito pouco visto e falado.
É mais comum do que você imagina dificuldades ao engravidar
Parece uma coisa óbvia que na hora que quisermos ter filhos vamos ter. Graças a Deus nós tivemos o primeiro sem dificuldades, mas antes do segundo tivemos um aborto espontâneo. Quanto mais mais falávamos sobre ter tido um aborto espontâneo, mais descobríamos pessoas que passaram por isso. Dificuldades em fertilidade, formação e etc são muito comuns, infelizmente.
Violência obstétrica existe e é muito real
O nome parece muito grave, mas ela aparece disfarçada de muitas coisas. No fundo o nome é “parto normal”, mas no fundo estamos normalizando o que não é normal (a cirurgia). A escolha é da mulher, mas precisa dar a escolha. Existe cesária humanizada também, é só deixar a criança vir quando estiver pronta, quando a bolsa estourar, e etc.
O amor não é algo instantâneo, é construído
Não sei se é para todos, foi para mim. Sem dúvida o nascimento foi único e especial, mas no dia do nascimento é um turbilhão de coisas e tem tanta coisa mudando que nem consegui absorver no momento. Agora uma verdade absoluta, o amor cresce e é construído a cada dia. Me lembro dia que senti uma conexão profunda com o Theo, e a cada nova fase ou habilidade é impressionante como só cresce!
Se você quiser ou estiver aberto, você vai conseguir, do seu jeito
Meu sogro fala uma frase que não sei de quem é que “em criação de filhos, cada um erra do seu jeito”. Acho fantástica. Quando eles estavam por vir eu pensei “quer saber, 117 bilhões de pessoas já passaram por esse planeta, não serei eu que não darei conta”.
Essa frase resume:
“Se quer ter filhos, tenha, pois é a melhor coisa do mundo. Se tem dúvida, não tenha, pois é o maior desafio do mundo”
Se você me conhece sabe do amor e dedicação que dou aos meus filhos. Hoje vejo como é uma dádiva e uma maravliha.

Espero que entenda o meu ponto que mesmo sendo algo maravilhoso pode trazer desafios, e olhar para isso potencializa a evolução pessoal.
Faz sentido?
Reply